• Início

Passeios Culturais e Recreativos

A escola é, por excelência, um lugar de aprendizagem, onde se faz a aquisição de conhecimentos e competências nas mais diferentes áreas do saber. Aliar essa aprendizagem a um espírito de camaradagem, construindo memórias que ficam para toda a vida, é crescer enquanto aluno e alicerçar conteúdos que nos moldam enquanto indivíduos.

É com este espírito que o Colégio Manuel Bernardes proporciona aos seus alunos passeios culturais e recreativos, procurando encontrar itinerários interessantes e, em simultâneo, relacionados com as aprendizagens nas diferentes disciplinas. 

Este ano letivo as propostas foram as seguintes: 

Passeio Cultural e Recreativo – alunos 7.º ano

O passeio deste ano letivo decorreu entre os dias 1 e 2 de fevereiro e teve como destino a vila de Mora e as cidades de Estremoz e Évora.

Em Mora, os alunos visitaram o famoso Fluviário.  O Fluviário de Mora é um aquário público, no qual se poderá observar ecossistemas de água doce. É composto por seis galerias expositivas nas quais se poderá ver aspetos da biodiversidade da vida aquática da Península Ibérica e das regiões tropicais da América do Sul, da Ásia e de África. 

Na cidade de Estremoz, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o Centro de Ciência Viva, que se localiza num importante edifício do século XVI e que funcionou como convento das freiras da ordem de Malta até ao século XIX. Neste Centro é possível visitar exposições sobre o sistema solar, a dinâmica do planeta Terra e também sobre os fundos oceânicos. 

Em Évora, num percurso mais histórico, os alunos foram convidados a conhecer edifícios que marcam a presença de diferentes povos no nosso território. A cidade de Évora é Património Cultural da Humanidade e através dos seus monumentos podemos realizar uma viagem pela História. A cidade e os seus arredores foram povoados desde a Pré-História, conservando-se ricos vestígios deste período. Durante o período do Império Romano, a cidade conheceu um grande desenvolvimento do qual nos chegaram também vestígios, alguns dos quais iremos observar neste passeio. Durante os tempos da monarquia portuguesa, Évora foi também uma cidade muito importante, constantemente visitada pelos reis até ao reinado de D. João III (século XVI) que aí passou longas temporadas. Os alunos irão visitar o templo romano e as termas, a praça do Giraldo, o Palácio de D. Manuel I, a Sé Catedral e o Aqueduto da Água da Prata.

Passeio Cultural e Recreativo – alunos 8.º ano

O passeio deste ano letivo decorreu entre os dias 22 e 23 de fevereiro e teve como destino as cidades de Coimbra e do Entroncamento e o Mosteiro da Batalha.

Em Coimbra, os alunos tiveram a oportunidade de se embrenharem na eterna cidade dos estudantes, percorrendo as suas ruas e vielas desde a Universidade de Coimbra, passando Sé Velha e descendo até aos saudosos campos do Mondego, onde D. Inês de Castro perdeu a vida. Começando o percurso na Universidade de Coimbra poderão, no pátio da Universidade a Torre, onde se encontra, entre outros sinos, a célebre «Cabra», que marcava as horas do despertar e do recolher dos estudantes. Descendo à Sé, os alunos encontrarão o símbolo de um dos momentos mais importantes no percurso de qualquer estudante de Coimbra, pois é na escadaria desta igreja que se realiza, todos os anos, a emblemática serenata monumental que marca o início da Queima das Fitas. Durante a tarde, os alunos passaram pelo Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, um espaço de promoção da ciência e da cultura científica, com atividades destinadas a todos os públicos, com o propósito fundamental de promoção e divulgação da cultura científica.

No Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, os alunos conheceram o museu, que integra uma coleção variada de peças associadas à temática ferroviária, que abrangem desde o material circulante (locomotivas, carruagens, vagões, entre outros) a um diversificado conjunto de objetos que o complementam. 

O passeio terminou na Batalha, onde os alunos puderam apreciar uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia, que resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha travada em 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.

Passeio Cultural e Recreativo – alunos 9.º ano 

O passeio deste ano letivo decorrerá entre os dias 21, 22 e 23 de março e terá como destino as cidades de Lagos e Faro e as vilas de Monte Gordo e de Mértola.

A visita à cidade de Lagos e à vila de Mértola está associada à vertente histórica, permitindo que os alunos conheçam o período islâmico que está associado à história destes locais; a passagem por Faro, em pleno sotavento algarvio, procura dar a conhecer as paisagens protegidas do Parque Natural da Ria Formosa.

Os alunos também poderão disfrutar das inúmeras atividades do Centro de Ciência Viva de Lagos que tornam a ciência uma coisa divertida.

A viagem dos 9. anos não termina sem o tão afamado jantar de gala que, num ambiente festivo e glamoroso, comemora a passagem do terceiro ciclo para o secundário. Deste modo criam-se laços de amizade que o tempo nunca apagará.

Passeio Cultural e Recreativo – alunos 10.º e 11.º anos 

Os alunos do Secundário, nos passados dias 10, 11 e 12 de janeiro, saíram em viagem cultural rumo ao Norte de Portugal, para explorar recantos desconhecidos, paisagens surpreendentes e monumentos vestidos de história.

No primeiro dia, com paragem em Aveiro, conheceram os antigos palheiros de madeira, pintados às riscas e transformados em agradáveis pontos turísticos; depois deram um passeio de moliceiro pelos canais da cidade, conhecendo, em simultâneo, os edifícios tão característicos da Arte Nova. 

No segundo dia, rumaram à Galiza e sentiram a verdade de quem caminha até Santiago de Compostela. Puderam apreciar a grandeza desta cidade, sobretudo a Catedral, mas também o seu museu; percorreram a ruas cheias de história e saborearam as tradições religiosas e gastronómicas de Santiago de Compostela.

No último dia, já de regresso a casa, houve paragem na sempre surpreendente cidade do Porto. A visita guiada pela cidade, desde a Catedral, passando pela Ponte Luís I, Estação de S. Bento, Avenida dos Aliados, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, descobrindo os salões sumptuosos do Palácio da Bolsa, e descendo até às margens do Rio Douro, fez com que o desejo de regressar fosse ainda maior.

 

 

No próximo ano haverá mais! Não deixes passar uma oportunidade de enriquecer cultural e socialmente.

 

}