Comunicado N.º 2/ Exames2021

ASSUNTO: Informações sobre a calendarização dos pré-requisitos para Candidatura ao Ensino Superior e esclarecimentos sobre o processo de inscrição nas Provas e Exames do Ensino Secundário

Caro Encarregado de Educação,

Vimos por este meio informar que a inscrição para a realização da 1.ª chamada da avaliação dos pré-requisitos ocorrerá de 29 de março a 19 de abril.

Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. Compete às instituições de ensino superior decidir se a candidatura a algum dos seus cursos deverá estar sujeita

à satisfação de pré-requisitos e fixar o seu conteúdo. Os alunos que pretendam candidatar-se ao Ensino Superior deverão consultar a informação sobre a existência de pré-requisitos na página da Direção Geral de Ensino Superior, que pode ser acedida através da seguinte ligação:

DGES Pré-Requisitos

Esclarece-se que o Colégio não tem qualquer responsabilidade neste processo, devendo os alunos de acordo com o curso ao qual se pretendem candidatar verificar a existência da necessidade de realizar esta inscrição.

O Secretariado de Exames esclarece as seguintes situações relativas ao processo de inscrição nas provas e exames finais nacionais:

Os alunos que anularem a matrícula após o prazo de inscrição para a 1.ª fase, acima mencionado, devem inscrever-se ou atualizar a sua inscrição, nos dois dias úteis seguintes ao da anulação da matrícula.

A anulação da matrícula é realizada através de solicitação endereçada à Direção Pedagógica e poderá ser realizada até ao final da penúltima semana do terceiro período.

Os alunos do ensino secundário, que pretendam concluir disciplinas cujo ano terminal frequentaram sem aprovação, devem inscrever-se ou atualizar a sua inscrição nos exames finais nacionais e ou nas provas de equivalência à frequência da 1.ª fase, nos dois dias úteis seguintes ao da afixação das pautas da avaliação sumativa final do 3.º período.

No que se refere à situação de alunos com Cartão de Cidadão cujo prazo expirou, informa-se que foi decretado que os documentos expirados depois de 24 de fevereiro de 2020 são válidos até 31 de dezembro de 2021, para todos os efeitos legais.

A Direção Geral de Educação disponibilizou um manual de instruções para o preenchimento da inscrição nos exames 2021, o qual poderá ser acedido aqui.

Na realização da inscrição deverá igualmente ser consultado o Guia Geral de Exames 2021

Por último, o Secretariado de Exames informa que a validação das inscrições terá início no dia 5 de abril, sendo que apenas após essa data será enviada a confirmação da validade da candidatura.

Qualquer pedido de esclarecimento ou informação sobre os Exames Finais Nacionais do ensino secundário deverá ser enviado para o endereço eletrónico: