Procedimentos no processo de Exames Nacionais de 2020

Caros Encarregados de Educação e alunos,                                          RESUMO DA NORMA 02/JNE/2020
 
o Secretariado de Exames vem, por este meio, informar sobre os principais procedimentos no processo de Exames Nacionais de 2020: 
 
- Relembramos que o Boletim de Inscrição em papel deverá ser entregue no Colégio para arquivo e para averiguação da existência de algum pagamento a realizar;
 
 - Os alunos do ensino secundárioque pretendam concluir disciplinas cujo ano terminal frequentaram sem aprovação, devem inscrever-se ou alterar a sua condição para alunos autopropostos, mediante o preenchimento de um novo boletim, para os exames finais nacionais ou provas de equivalência à frequência da 1.ª fase, nos dois dias úteis seguintes ao da afixação das pautas da avaliação sumativa final do 3.º período. 
 
- Os Exames e Provas serão realizados no Ginásio e nas "salas dos 5.º anos".
 
- No dia dos Exames: 
       - Os alunos devem apresentar-se no Colégio, no mínimo 30 minutos antes da hora           marcada para o seu início e com máscara devidamente colocada. (Solicita-se que os alunos se encontrem no Colégio entre as 8h 30 min e as 9 h para os Exames que inicial às 9 h 30 min, de forma a serem realizados todos os procedimentos necessários recomendados pela Direção-Geral de Saúde.)
 
     - Os alunos que se apresentam na sala de realização da prova após início do tempo regulamentar não podem realizar a prova ou exame. 
 
       - Os alunos devem ser portadores do seu cartão de cidadão ou de documento que legalmente o substitua, desde que este apresente fotografia. 
 
       - Os alunos devem apresentar-se com todo o material necessário para a realização do Exame, evitando a necessidade de empréstimo de material.
 
      -  Os alunos devem permanecer todo o tempo com a máscara, sendo que caso se mostre necessário para o efeito de verificação da identificação do aluno o professor vigilante poderá pedir a este para retirar a máscara. 
 
           - Antes do início das provas e exames, imediatamente antes da sua entrada na sala de prova, os alunos devem proceder à desinfeção das mãos através da aplicação de solução antisséptica de base alcoólica à entrada da sala onde se realiza a prova ou exame
 
            - No caso dos alunos se apresentarem com luvas, as mesmas devem ser removidas. Nas situações devidamente comprovadas, em que o aluno não pode utilizar a solução antisséptica de base alcoólica, é admitida a utilização de luvas, as quais são disponibilizadas pela escola e colocadas na presença do professor vigilante; 
 
       - Na entrada para a sala de exame a após a saída da sala de exame, os alunos devem respeitar o distanciamento físico recomendado pela Direção-Geral de Saúde. 
 
 
- Por último, salienta-se a importância de consulta do documento em anexo que apresenta o essencial das instruções para a realização das Provas e Exames do Ensino Secundário, nomeadamente o Capítulo III - Reapreciação das Provas e Exames.
 
 
No caso de existir necessidade de esclarecimentos adicionais o Secretariado de Exames encontra-se disponível através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 
Com os melhores cumprimentos
 
Secretariado de exames