All for Joomla All for Webmasters
  • Início
  • Oferta
  • Atividades Extracurriculares

Atividades Extracurriculares

O Colégio inclui na sua oferta curricular atividades de enriquecimento curricular de caráter obrigatório em todos os níveis de ensino do ensino básico. Assim, no 1º ciclo, são atividades obrigatórias:

Inglês

Com dois tempos de 45 minutos por semana no 1º e 2º anos, procura-se sensibilizar os alunos para a aprendizagem de uma língua estrangeira, iniciando-os à língua inglesa e motivando-os através de atividades lúdico-pedagógicas.

Tecnologias de Comunicação e Informação

Num tempo de 45 minutos semanais, promove-se a utilização das tecnologias da informação e da comunicação junto das turmas de 3º e 4º ano. A abordagem a esta área passa, sobretudo, por habituar os alunos a utilizar ferramentas básicas dos computadores e do Windows (utilização do teclado, do rato, de programas básicos como o Paint) e fomentar o gosto pela descoberta das novas tecnologias.

A atividade de enriquecimento curricular de TIC tem também uma continuidade no 2º ciclo e no 9º ano de escolaridade, com um tempo de 50 minutos semanais. 

As atividades extracurriculares do Colégio acontecem, geralmente, uma ou duas vezes por semana e estão organizadas de forma diferente consoante o nível de ensino. No ensino pré-escolar, estas atividades têm lugar no turno da tarde; no 1º ciclo, antes ou depois do horário curricular das turmas ou no intervalo destinado para a hora de almoço; nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e no ensino secundário, no horário de almoço. São atividades pagas de caráter lúdico que incidem sobre os domínios desportivo, artístico e científico e procuram atingir os seguintes fins:

Ballet (pré-escola, 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico)

Promove, de uma forma agradável, o desenvolvimento gradual da coordenação motora na criança, captando a sua atenção para que esta se autodiscipline sem esforço, e a partir daí, corrija toda a sua postura.

Judo (pré-escola, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico)

Incrementar esta modalidade olímpica de grande formação física e moral, desenvolvendo a coordenação, a flexibilidade e o equilíbrio; destacando o facto de ser uma excelente disciplina para adquirir maior atenção, concentração e reflexão mental, o que se revela uma base extraordinária para a prática de qualquer desporto e um ótimo meio de defesa pessoal.

Natação (pré-escolar – alunos de 5 anos – e 1º ciclo do ensino básico)

Esta é uma das modalidades mais completas a nível do desenvolvimento motor, promovendo em simultâneo um melhor relacionamento social. Através da prática da natação, procurar-se-á trabalhar as suas três grandes vantagens: segurança, saúde e boa forma, aprendizagem social e lazer.

Ténis (1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico)

Promove a prática da modalidade desportiva, quer na vertente individual (singulares) quer na coletiva (pares), posicionando-se como um meio de formação pedagógica ímpar à aprendizagem das nossas respostas em sociedade, pois devido ao importante aspeto mental desta modalidade, joga melhor aquele que melhor analisar e decidir.

Ciência Júnior e Ciência na Nossa Vida (1º ciclo do ensino básico)

Estimula o gosto pela ciência, através de atividades práticas experimentais a realizar nas instalações laboratoriais de Física, Química e Biologia. Esta atividade enquadra-se no âmbito do programa Ciência Viva.

Viola (1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico)

Ajuda todos aqueles que, não tendo quaisquer noções de música ou sabendo apenas pouco, queiram iniciar-se ou aperfeiçoar-se neste instrumento, promovendo a capacidade de expressão por parte de quem o toca. É também uma atividade que desenvolve a persistência e o reconhecimento do esforço postos na aprendizagem.

“Brain Training” (pré-escola e 1º ciclo)

Estimula o funcionamento simultâneo dos dois hemisférios do cérebro associados à parte cognitiva; aumentar a capacidade de compreensão de textos e imagens, de realização de contas simples, mentalmente; o tempo de concentração e a retenção de matérias.

Ciência divertida

O Colégio proporciona, ainda, atividades extracurriculares de verão que têm lugar nos meses de junho (após o termo do ano letivo) e julho. Estas atividades destinam-se a alunos da pré-escola, dos 1º, 2º e 3º ciclos e secundário e estão sujeitas a inscrição prévia, mediante um pagamento extra:

  • Estágio de Judo 
  • Praia
  • Workshop Musical e Cultural
  • Cursinho de Culinária
  • Férias com TIC
  • Ciência nas férias
  • Férias em movimento
  • Ateliê de artes plásticas
  • Oficina de teatro
  • Dança, movimento e artes cénicas (só para pré-escola)
  • Grão d´Ideias (só para pré-escola)
  • Brain Training (só para pré-escola)
  • Piscina (só para pré-escola)

Da responsabilidade do departamento de Educação Física do Colégio, as atividades de Desporto Escolar possibilitam aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário a oportunidade de praticarem diferentes modalidades desportivas de modo gratuito. Estas atividades decorrem das 12h35 às 13h10 (2º, 3º ciclos e secundário) e das 13h45 às 14h30 (1º ciclo), são orientadas pelos professores de educação física do Colégio e dividem-se nas seguintes modalidades: 

  • Trampolins;
  • Ginástica acrobática;
  • Basquetebol feminino (incluindo estágio anual);
  • Torneios interturmas e interescolas de futebol masculino;
  • Torneios interturmas e interescolas de basquetebol feminino;
  • Corta mato.

As atividades de desporto escolar têm como objetivos proporcionar aos alunos a possibilidade de experimentar, aprofundar o seu conhecimento e melhorar o nível técnico nas modalidades abrangidas, bem como promover a participação regular num conjunto diversificado de atividades desportivas, fomentando o espírito de equipa, a camaradagem e o convívio entre os alunos da turma e de outras turmas.