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Estrutura Pedagógica

Com vista ao desenvolvimento do Projeto Educativo do Colégio e no sentido de assegurar o acompanhamento eficaz do percurso escolar dos alunos na perspetiva da promoção da qualidade educativa, são criadas as seguintes estruturas que colaboram com o Diretor Pedagógico:

Colégio Manuel Bernardes
  • Departamentos Curriculares
  • Coordenador do Departamento Curricular
  • Diretor de Turma
  • Conselho de Diretores de Turma
  • Conselhos de Turma (dos 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)
  • Conselho de docentes (da Pré‐Escola e do 1.º ciclo do Ensino Básico)
As estruturas de orientação educativa visam:
  • O reforço da articulação curricular na aplicação dos planos de estudo definidos a nível nacional, bem como o desenvolvimento de componentes curriculares por iniciativa do Colégio.
  • A coordenação pedagógica, bem como a organização, o acompanhamento e a avaliação das atividades de ano, ciclo, curso, turma ou grupo de alunos.
  • Na Pré‐ escola, no 1.º ciclo do Ensino Básico, a articulação curricular é assegurada pelas reuniões dos docentes que lecionam o mesmo ano (ou faixa etária) e pelas reuniões do Conselho de Docentes:
  • Nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a articulação curricular é assegurada pelos Departamentos Curriculares, que integram agrupamentos de disciplinas e aos quais pertencem docentes de diversos grupos disciplinares.
Funções e atribuições do Diretor de Turma
  • Primeiro e principal interlocutor entre a Família e o Colégio;
  • Informar o Encarregado de Educação sobre o aproveitamento, assiduidade e comportamento dos alunos;
  • Promover a troca regular de informações;
  • Servir de mediador na resolução de problemas/dúvidas relativas aos alunos/escola/família (cooperação e colaboração).
Aos Encarregados de Educação
  • É necessário respeitar o espaço de aula e de estudo dos Alunos, sendo por isso proibida a interrupção do normal funcionamento dos mesmos pelos Encarregados de Educação. O Encarregado de Educação deve esperar o seu educando nos locais previstos;
  • Deve tomar conhecimento dos resultados escolares obtidos pelo seu Educando, assinar as fichas de avaliação e todas as informações prestadas (através da caderneta do aluno, caderno diário ou outros);
  • Deverá ter especial atenção e controlo sobre as faltas/assiduidade do seu Educando, justificando-as dentro dos prazos legais e através dos meios existentes;
  • Deve acompanhar o seu Educando em todas as actividades relativas ao estudo, assim como responsabilizá-lo relativamente às normas de comportamento e disciplina;
  • Todos os assuntos fora do âmbito pedagógico deverão ser tratados com a Administração do Colégio (não esquecendo a estrutura e organização do mesmo).