Identidade

O Colégio, cujo alvará nº 201 de 6 de novembro de 1935, ministra uma educação fundamentada nos princípios cristãos defendidos pela igreja católica. Tem como finalidade geral favorecer o crescimento e amadurecimento integral do aluno dentro de uma visão cristã da vida e da cultura, adotando o projeto educativo herdado do seu fundador.

Colégio Manuel Bernardes
 
Colégio Manuel Bernardes

A concretização desta finalidade exige a convergência de intenções, convicções e dedicação por parte de todos os intervenientes no processo educativo. A participação coordenada e responsável destes intervenientes e a união dos seus esforços é imprescindível para a construção e formação de uma comunidade educativa. 

Para isso, considera-se necessário criar o hábito da ordem e da disciplina (indispensáveis ao Homem para a sua convivência social) e incutir os princípios básicos que orientem a sua futura vida intelectual e moral, ajudando na formação de um caráter íntegro.

Nesta linha de orientação, o Colégio Manuel Bernardes propõe-se colaborar com a família na educação e formação dos seus alunos, ciente que dela recebeu para o efeito a confiança para ensinar os seus educandos; continuar o ambiente de uma verdadeira família nas relações com todos os seus membros onde a amizade e o respeito mútuo sejam características dominantes; desenvolver, progressivamente, os conhecimentos específicos que os levem a uma educação personalizada com capacidade para discernir e afirmar a sua personalidade em qualquer setor da sua vida futura; fomentar, através de um clima de seriedade e tolerância, hábitos de trabalho, de retidão de caráter, de diálogo e de respeito pelos outros; ajudá-los na formação de estruturas humanas e sociais que os tornem úteis a si próprios e à sociedade em que vivem, servindo-se da cooperação e do exemplo.

Assim, é imperativo conceber a educação como um todo, redefinindo a pedagogia numa prática que visa a formação dos alunos para a cidadania, que exige o cultivo da responsabilidade moral, da autodisciplina, do respeito pelo valor individual, próprio e alheio, da consciência da dignidade humana, da capacidade crítica e da vontade de promover e alcançar compromissos. 

É, por isso, muito importante o estímulo à curiosidade e à vontade de conhecer e saber, como a criação de valores cívicos como a solidariedade, a coragem, a tolerância, o respeito pelos outros, a abertura e a transparência.

Estes valores, entre outros, manifestam o propósito de uma educação que visa o desenvolvimento da pessoa e que estão patentes na Lei de Bases do nosso sistema educativo e no projeto educativo do Colégio.

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