Fundação Santa Casa Da Nazaré
A Fundação Santa Casa da Nazaré dos Padres Pinheiro e Pattavina é uma instituição particular de assistência de nacionalidade portuguesa , de carácter perpétuo e dotada de personalidade civil e canónica, nos termos da legislação vigente. Foi instituída pelo Padre Filipe Cartelli Pattavina através dos bens herdados do Padre Augusto Gomes Pinheiro. A Fundação participa da orientação e gestão do Colégio Manuel Bernardes, a fim de perpetuar o espírito católico que o seu fundador lhe assinalou.
A Fundação é constituída pelos seguintes órgãos ( que estão sujeitos à homologação do Ordinário Diocesano):
A) Administração , cujo propósito é representar a Fundação, fazer a gestão dos seus bens e assegurar a prossecução das finalidades e obrigações da Fundação.
A Administração é constituída pelos seguintes elementos:
Presidente - Pe. António Cruz Tavares
Maria Julieta Carvalho
Hugo Miguel Quinta
B) Conselho Fiscal, ao qual compete zelar pelo cumprimento da Lei e dos fins da Fundação.
O Conselho Fiscal é constituído pelos seguintes elementos:
Jorge António Figueira
Vítor Joaquim Alho
Lourenço Nascimento da Cunha
C) Conselho Consultivo, orgão que tem a competência de designar os membros da Administração e dar o parecer sobre o plano de atividades elaborado pela Administração, definindo as suas linhas gerais de atuação.
O Conselho Consultivo é constituído pelos seguintes elementos:
Pe António Cruz Tavares
Maria Julieta Carvalho
Hugo Miguel Quinta
Jorge António Figueira
Vítor Joaquim Alho
Lourenço Nascimento da Cunha
Pedro César Teles
Maria João Carvalho
Assim, a Fundação tem por objectivo principal proporcionar formas de ensino gratuito no Colégio Manuel Bernardes, bem como auxiliar a Associação dos Antigos Alunos do Colégio nas suas atividades estatutárias e prestar assistência a filhos de trabalhadores do mesmo Colégio, desde que necessitados.
Neste sentido, a Fundação procura sempre ter um espírito interventivo e promotor da educação e da cultura na instituição de que faz parte, fundadas em valores cristãos, alicerçadas numa visão solidária e empreendedora da educação dos alunos enquanto elementos centrais e essenciais de um Projeto Educativo que agrega o desenvolvimento do conhecimento científico e a formação pessoal e social, cujo propósito será, sempre, a construção do Homem cujo espírito deliberado e consciente poderá (e deverá) intervir no interesse de uma sociedade civil cuja vivência em comunidade procura , na sua essência, o Bem Comum.